O óleo de Copaíba é um excelente antibactericida e cicatrizante, por isso é indicado para tratar ferimentos e problemas de pele como dermatite e psoríase.
A Copaíba pertence à família Fabaceae e é encontrada em regiões tropicais da África e América Latina. No Brasil, especialmente na Amazônia, é muito utilizada para fins medicinais e conhecida como antibiótico da mata.
A planta pode chegar até 45 metros, com galhos fortes e flores brancas.
Curiosidade
Uma curiosidade é que os índios passavam o óleo em seus corpos depois dos combates para curar as feridas. Isso porque eles observaram que os animais, ao terem seus corpos feridos, procuravam a Copaíba e se esfregavam no tronco.
A Copaíba guarda curas e benefícios ancestrais! Eu vou te contar alguns deles!
Benefícios
Antes de conhecer os benefícios, vamos falar sobre a diferença entre a Óleo-resina de Copaíba e o Óleo Essencial de Copaíba.
O óleo que é retirado do tronco da árvore é a oleorresina. Além de conter até 90% de óleo essencial, ele contém outros tipos de substâncias que também são terapêuticas.
Essa óleo-resina, quando submetida à destilação, tem seu óleo essencial separado das outras substâncias.
De qualquer forma, tanto a Óleo-resina quanto o Óleo essencial são ricos em substâncias com alto poder anti-inflamatório, então são excelentes para problemas de pele e doenças articulares como artrite e tendinite. Além disso, o efeito analgésico ameniza diversos tipos de dores, por exemplo, de lesões esportivas.
Outro benefício é o uso contra doenças respiratórias, a característica expectorante trata bronquite, sinusite, rinite, entre outras.
Pensa que acabou? A Copaíba também é diurética e calmante! Melhora a frequência urinária, diminui o inchaço e aumenta a qualidade de vida equilibrando o humor e reduzindo a ansiedade.
Vale ressaltar que também é incrível para fixar perfumes!
Para aprender a usar com segurança recomendo que você estude com quem é autoridade no assunto.
Por isso, convido você a baixar o Guia Completo da Aromaterapia para Iniciantes. É totalmente gratuito! Além disso, já foi baixado por mais de 88 mil pessoas! Garanta o seu!
Óleos essenciais x antibióticos: qual o melhor? Leia aqui.